26.4.07

Azaração neurótica na MTV


Joseane Demeneghi

A fórmula é recorrente: homens e mulheres se enfrentam em uma gincana de provas de naturezas diversas. A peculiaridade do Neura MTV, no ar desde o ano passado, é utilizar a própria diferença entre os sexos como o assunto central do programa. Ponto que poderia contar a favor, não fosse pelo apelo adquirido nas últimas edições.

Neura MTV surgiu como uma alternativa para aliar jogo e informação, o que já ocorreu em programas anteriores da emissora, como Quiz MTV e Neurônio. Porém, recheado de perguntas que testam o conhecimento dos participantes acerca dos universos feminino e masculino, ora o programa traz de fato alguma informação relevante, como dados de pesquisas ou científicos, ora se verifica uma espécie de guerra de sexos, com certos preconceitos sobre “coisas-de-menino” e “coisas-de-menina”. Um exemplo são as esquetes que satirizam o relacionamento de um casal, interpretadas pelos próprios apresentadores, Cazé e Marina Person. Antes parasse por aí.

Na versão de 2007, que estreou há poucas semanas, o programa veio com provas reformuladas – e mais apimentadas. Em uma delas, alguém da platéia "paga o pato" pelas respostas erradas dos participantes. Quanto mais a equipe erra as respostas, mais o representante do grupo oposto se aproxima dele e, ao final, dá-lhe um beijo. É só um selinho, então tudo bem. Em outra, os meninos devem apontar as partes mais e menos atraentes das adversárias e vice-versa. Ainda sobra tempo para provas em que se tira uma peça de roupa ou em que as equipes trocam de roupa entre si em espaços apertados. Sem contar que a prova de marcar um encontro por telefone com alguém do sexo oposto sugerido pela outra equipe, já existente no ano anterior, continua. Tudo com a maior naturalidade, claro, pois tudo isso "faz parte" do universo jovem.

É importante levar em conta que outros programas da emissora trazem essa tendência atual do "ficar" e do namoro na TV. O já manjado Beija Sapo, apresentado por Daniela Cicareli, parece manter o fôlego; A Fila Anda, com Penélope Nova, ganhou versão definitiva; e os norte-americanos The Room Raiders, My Own e Do You Wanna Come In? são presenças constantes na programação. Alguns mais outros menos, eles sempre trazem um apelo pela conquista, pela confrontação de personalidades e de padrões e pelo sonho de um par perfeito – pelo menos por um único encontro ou para um único beijo.

Tanto programa de "xaveco" no ar dá a impressão de que nada muito diferente disso interessa aos jovens que assistem ao canal. Não é à toa que outras emissoras voltaram a apostar na idéia pegando o embalo da MTV, como o Namoro na TV, do SBT, e o Jogo do Namoro, da Rede Record. Mais lamentável que essa disseminação por todos os canais, é a contaminação dos programas da própria MTV, em que um programa como o Neura, que poderia ser bem mais educativo, também passou a apelar para a "azaração" entre os jovens.

Um comentário:

Anônimo disse...

ler todo o blog, muito bom